fr Any questions?

Fundada em 2012 por Alexandre Le Bouthillier e Nicolas Chapados em colaboração com Yoshua Bengio, Imagia contribui para o desenvolvimento e renome da Inteligência Artificial de Quebec, província canadense francófona. A empresa, que hoje conta com 60 funcionários, quer se destacar e agregar valor tangível aos aplicativos que utilisam Inteligência Artificial.

Mentalidade vanguardista

A empresa Imagia se diferencia por apresentar um espírito colaborativo e único em seu setor. Seus fundadores acreditam que o ecossistema no qual Imagia se insere deva desenvolver aplicações benéficas para que o maior número de pessoas possa tirar proveito dos avanços em Inteligência Artificial. Essa visão implica o sucesso geral de todos os atores do setor.

 

Objetivos concretos

A Inteligência Artificial pode definitivamente ajudar a melhorar os cuidados de saúde. Acima de tudo, a equipe da Imagia quer aproveitar a coleta e tratamento de dados com o objetivo de fazer novas descobertas e trazer inovação para pacientes. Seu trabalho visa desenvolver aplicações médicas que sejam úteis para pacientes, pesquisadores, empresas farmacêuticas, fabricantes de dispositivos médicos e médicos, bem como para o governo.  

 

A explosão do custo dos cuidados de saúde: um problema a considerar

Os custos com saúde aumentam vertiginosamente à medida que a população envelhece e à medida que os avanços médicos levam um mais tempo para se concretizar. Imagia quer ajudar a acelerar a descoberta, reduzindo custos e melhorando o atendimento ao paciente.

Diagnosticar uma doença é um processo longo, complexo, invasivo e caro: exames de sangue, amostras colhidas, questionários, manipulações físicas, etc. Como resultado de todos esses testes, o diagnóstico costuma ser incerto e os tratamentos são administrados sem certeza de sucesso. Melhorar o diagnóstico e a escolha terapêutica dos pacientes é um dos objetivos da Imagia.

 

A contribuição da Inteligência Artificial para diagnósticos de precisão

A Inteligência Artificial impulsiona mudanças de paradigma na área de saúde ao:

– Acelerar a aquisição de dados de rotina, de forma não invasiva;

– Combinar vários tipos de dados (ambiente, genômica, patologia e laudo de imagem);

– Fornecer uma imagem mais completa do perfil do paciente.

Os modelos gerados pela Inteligência Artificial possibilitam fazer conexões entre os dados dos pacientes para sugerir os exames certos a serem solicitados e, assim, aumentar as chances de diagnosticar uma doença com precisão. O melhor tratamento pode ser identificado mais rapidamente, minimizando a tentativa e erro, o que favorece a recuperação do paciente. A Inteligência Artificial é a base da medicina personalizada: cada indivíduo é único e deve ser tratado de forma personalizada para uma resposta ideal.

 

A plataforma Imagia EVIDENS™  

Imagia criou uma plataforma inovadora para apoiar o diagnóstico e a escolha do tratamento: Imagia EVIDENS™. Já implementada em hospitais de Quebec e usada por pesquisadores clínicos, essa tecnologia facilita a descoberta ao integrar os dados do paciente em um algoritmo de computador. O modelo ajuda a explicar porque um tratamento funciona ou outro não, contribuindo para o avanço da pesquisa médica.

 

Proteção de dados pessoais e promoção de descobertas

Em todo o mundo, a proteção da privacidade e o compartilhamento de dados são assuntos delicados. A plataforma Imagia EVIDENS™ se baseia em um modelo que minimiza o risco de vazamento de informações clínicas do paciente ao valorizar a descoberta em vez dos dados. Isso ocorre porque as análises permanecem dentro do próprio hospital e são inseridas no algoritmo, de modo que apenas as descobertas são finalmente compartilhadas.

 

Boas notícias para a empresa

A plataforma Imagia EVIDENS™ está sendo muito bem-sucedida e há discussões em andamento para implantá-la em diferentes países. A empresa faz parte de um impressionante consórcio canadense formado por 97 parceiros e se beneficia do apoio do governo federal para estabelecer a Plataforma Digital para Descoberta e Saúde (do inglês, Digital Health and Discovery Platform – DHDP). A iniciativa combina a experiência canadense em Inteligência Artificial e medicina de precisão para fornecer melhores cuidados de saúde aos canadenses, e a plataforma Imagia EVIDENS™ será usada no projeto.